Páginas

Depressão - Causas, sintomas, como ajudar?

Depressão x Tristeza


A depressão é como o resfriado na medicina, a maioria da população pode sofre de depressão em alguma momento da vida. É estimado que 6% a 8% dos brasileiros adultos tem esta doença, o que corresponderia a um número aproximado de 10 milhões de pessoas.

O que é a depressão?



A depressão é quando a tristeza toma proporções muito maiores que impede a pessoa de manter o estilo de vida do cotidiano.
As causas são muitas. Existe estudos que mostram a influencia de uma pré-disposição genética, tipo de personalidade, incapacidade de lidar com situações difíceis, vivência de situações difíceis (traumatizantes ou frustrantes) e devido a uma condição clínica (ou por causa do uso de determinadas medicamentos) que desequilibra a quantidade de serotonina e noradrenalina, neurotransmissores responsáveis pela comunicação dos neurônios.
O que importa é que depressão, como o resfriado, tem tratamento. Pessoas não devem ter vergonha ou se sentirem fracas por que estão sofrendo de depressão. Existe uma preocupação muito grande na saúde física, mas as duas (física e mental) funcionam simultaneamente na pessoa. Existem problemas clínicos que podem desencadear reações emocionais e distúrbios emocionais que podem ser somatizados em doenças clínicas. Ou seja, quando a depressão se torna crônica o organismo começa a reagir a este estado emocional o que pode acarretar uma baixa do sistema imunológico abrindo as defesas do organismo a doenças clínicas, ou mesmo danificando o organismo em doenças como hipertensão, úlceras, dores nas costas etc.

Depressão, doença do corpo como um todo.



A depressão é quando a tristeza toma proporções muito maiores, que impede a pessoa de manter o estilo de vida.
A depressão é uma doença que compromete seu corpo, humor e pensamento. Ela afeta como você se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. A depressão não é uma tristeza, ou um baixo astral passageiro. Também não é um sinal de fraqueza ou uma condição que possa ser superada com o tempo… Raras são as pessoas com depressão podem simplesmente recompor-se e melhorar por conta própria. Sem tratamento adequado os sintomas podem durar meses ou ate anos.


Sintomas da depressão
- Tristeza persistente.


- Sentimentos de desesperança, pessimismo.


- Sentimentos de culpa, inutilidade, desamparo.


- Perda de interesse ou prazer em atividades que anteriormente eram sentidas como prazerosas, incluindo a atividade sexual.


- Insônia ou sonolência excessiva.


- Perda do apetite e/ou ganho consideravelmente significativo - 5% do peso anterior, em um espaço de tempo de 1 mês.


- Diminuição de energia, desânimo.


- Inquietação, irritabilidade.


- Dificuldade de concentração ou de tomar decisões.


- Idéias de morte ou tentativas de suicídio.


Depressão x Doenças Clínicas


Pessoas não devem ter vergonha ou se sentirem fracas por que estão sofrendo de depressão. Existe uma preocupação muito grande na saúde física, mas as duas (física e mental) funcionam simultaneamente na pessoa. Existem problemas clínicos que podem desencadear reações emocionais e distúrbios emocionais que podem ser somatizados em doenças clínicas. Ou seja, quando a depressão se torna crônica o organismo começa a reagir a este estado emocional o que pode acarretar uma baixa do sistema imunológico abrindo as defesas do organismo a doenças clínicas, ou mesmo danificando o organismo em doenças como hipertensão, úlceras, dores nas costas etc.


Por que eu tenho depressão?

Certos tipos de depressão ocorrem repetidamente em algumas famílias, indicando que a vulnerabilidade biológica pode ser hereditária. Entretanto o reverso não é verdadeiro: nem todos com constituição genética apresentam o transtorno. Herdada ou não, a depressão está freqüentemente associada à redução ou ao excesso de certas substancias neurotransmissoras, como a serotonina e dopamina. Isto comprova a razão pela quais pessoas que praticam esporte - pratica que estimula a produção química, tendem a sofrem menos de depressão.
A constituição psicológica também desempenha papel na vulnerabilidade a depressão. Pessoas com baixa auto-estima, que se vêem sistematicamente a si mesmas e ao mundo com pessimismo, ou que apresentam uma baixa resistência ao estresse, fazem parte do grupo de pessoas predispostas a depressão.
Uma perda significativa, uma mudança da condição física ou clinica - como uma doença crônica, conflitos de relacionamento, dificuldades financeiras ou qualquer outra alteração indesejada também podem desencadear um episodio depressivo.
Com freqüência, a combinação de fatores genéticos, psicológicos e ambientais está presente no desenvolvimento do transtorno de humor.


Como ajudar um conhecido, ou familiar que sofre de depressão?

A coisa mais importante que alguém pode fazer por uma pessoa deprimida é ajuda-lo(la) a se submeter a um diagnostico e a um tratamento adequado. As vezes, pode ser necessário marcar uma consulta e acompanha-lo(la) ate o psicólogo.
Oferecer apoio emocional. Isto envolve compreensão, paciência e encorajamento. Procure conversar com a pessoa que está sofrendo de depressão e escute-o (a) com atenção. Não menospreze os sentimentos expressos, porem chame atenção para a realidade e ofereça esperança. Referencias de suicídio são importantes. Devem sempre ser relatadas para o profissional.
Incentive e faca companhia para caminhadas, passeios, esportes, atividades que anteriormente lhe proporcionavam prazer, como passatempos, atividades culturais ou religiosas. A pessoa que esta depressiva necessita de incentivo, porem cobrar demais dele(a) pode piora-lhe a sensação de fracasso.
Não acuse de se fingir de doente ou de ser preguiçoso, nem sempre espere que ocorra uma mudança de uma hora para outra. Com o tempo e tratamento adequado, a maioria das pessoas tender a melhorar substancialmente. Tenha isso em mente e procure reafirmar que com o tempo e ajuda profissional, ele(a) se sentirá melhor.

Reaja! Algumas dicas de como se ajudar.


A depressão pode ser a causadora de você estar se sentindo exausto(a), desvalorizado, desamparado e sem esperança. Estes pensamentos e sentimentos negativos fazem com que algumas pessoas queiram desistir de sonhos e planos profissionais e pessoais. É importante compreender que a visão negativa faz parte da depressão e não reflete, de forma exata, sua condição. O pensamento negativo desaparece quando o tratamento começa a surtir efeito. Neste meio tempo, aqui vão algumas dicas para você:

* Não se imponha metas difíceis e nem assuma demasiadas responsabilidades.

* Divida as grandes tarefas em tarefas menores, estabeleça algumas prioridades.

* Procure ficar com pessoas que são positivas, no seu caso, é definitivamente melhor do que ficar só.

* Participe de atividades que possam fazer você se sentir melhor. Ficar em frente à televisão não é uma boa opção!

* Faça exercícios. A pratica do esporte produz um estado químico no seu organismo propenso a melhora do estado emocional presente.

* Não tome grandes decisões. Tais quais: mudar de emprego, acabar com um relacionamento amoroso ou ate mesmo casa-se. É aconselhado adiar decisões importantes ate que o seu humor tenha se re-estabelecido.


* Não espere que a depressão passe de um momento para outro, pois isso raramente ocorre :o(






* Ajude-se o quanto puder e não se culpe por não estar 100%!



 Psicoterapia, medicação ou a combinação do dois?


A depressão pode ser um transtorno primário ou secundário. Transtorno secundário é quando ela é reativa a uma condição clinica ou se manifesta como efeito colateral de um tratamento que está sendo realizado no momento. Por via das duvidas, procure o seu medico e faca uma avaliação do seu estado clínico.
Descartada a depressão como reativa, se o caso for grave ou que estejam presentes idéias suicidas ou tentativas de suicídio, é indicado uma avaliação com o psiquiatra para introdução de psicotropicos. Porem a medicação atua como supressora dos sintomas, ou seja, ela simplesmente abafa os sintomas do estado emocional. Costumo dizer que a crise emocional pode ser comparada a uma panela de pressão! As causas do estado emocional presente são a comida que está dentro da panela de pressão. Nos somos a panela, que quando não suportamos mais esta condição, começamos a apresentar sintomas - que no nosso exemplo seria aquela hora em que a panela apita. A medicação atua levantando o pino da panela e diminuindo a pressão. Mas os problemas ainda estão la dentro intocados, o que inevitavelmente vai promover a formação de novos sintomas, caso seja retirada a medicação.
Em casos mais leves, onde não estão presentes idéias de morte, a psicoterapia é de bastante eficácia diante aos transtornos emocionais. Nos casos mais graves, a combinação da medicação e tratamento psicoterápico se mostra mais indicada.
A medicação suprime os sintomas emocionais enquanto o conteúdo interno - as causas pessoais, são trabalhadas em terapia. Assim, na medida em que o tratamento psicoterapico chegue em um estagio onde a suspensão da medicação seja indicada, esta será efetuada gradativamente e sob orientação psiquiátrica.


Efeitos colaterais dos psicotrópicos.

Os efeitos colaterais costumam ser incômodos porem não são graves. Mas, todo desconforto que se referente à medicação deve ser relatada ao medico responsável. Existe uma gama de medicações que podem ser adequar a sua necessidade, não dispense a orientação medica para retira a medicação do seu tratamento.

Os efeitos colaterais mais freqüentes são:

Boca seca: beba bastante água, mastigue goma de mascar sem açúcar, escove os dentes várias vezes ao dia.
Constipação: coma cereais integrais (com fibra), ameixas, frutas e verduras.
Problemas viscerais: pode ocorrer dificuldade para urinar e o jato urinário pode ficar mais fraco. Entre em contato com o seu medico se sentir dor.
Disfunções sexuais: o desempenho sexual pode altera-se. Se esta situação incomodar, discuta-a com o seu médico.
Visão embaraçada: geralmente temporário. Não adquira óculos novos por isso!
Tontura: levante-se mais devagar.
Sonolência: este efeito passara logo. Se você se sentir sedado não dirija ou trabalhe com equipamentos pesados.

Dicas para combater problemas emocionais.



- Reconheça os sintomas.

- Converse com pessoas que convivem com você sobre o que está acontecendo - Pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade mudam de comportamento, que tende a desistabilizar o convívio familiar e social.

- Faça exercícios: caminhadas moderadas estimulam a liberação de hormônios tranquilizadores.

- Faça uma lista de metas realísticas e execute-as!

- Procure identificar os motivos desencadeadores do quadro emocional.

- Formule um plano de ação para amenizar a intensidade dos fatores motivacionais.

- Procure ajuda profissional se caso você acredite ser necessário.

- O psicólogo pode indicar uma avaliação para prescrição de medicação no auxílio do tratamento psicoterápico, em casos mais graves.


FONTE: www.psicoinfo.com.br












Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário