Páginas

Hipertensão Arterial - Saiba como combater

Hipertensão é o nome da doença caracterizada pela elevação da pressão do sangue nas artérias. É uma doença na maioria das vezes silenciosa. Estima-se que a doença atinja 500 milhões de pessoas no mundo e, até, 13 milhões de brasileiros.
Conforme  pesquisas, esse é o principal fator de risco para os acidentes cardiovasculares, afetando de 11% a 20% da população adulta.
A maioria das pessoas tem pressão arterial de 120 por 80 mm Hg. Para se ter uma idéia da importância de se controlar a hipertensão arterial, estima-se que um homem de 35 anos, com pressão arterial de 150/100 mmHg que não tenha a doença tratada, perde em torno de 15 anos da sua expectativa de vida.
A partir do diagnóstico da doença, medidas simples de prevenção já conhecidas pela maioria das pessoas podem ajudar a controlar a pressão arterial.
Assim, perder peso, evitar o cigarro, diminuir o consumo de sal e aumentar a ingestão de frutas, reduzir as gorduras e praticar atividade física (30 minutos de caminhada por dia é o bastante) contribuem para afastar a doença.
Para quem não conseguir controlar a pressão com essas medidas, o médico prescreve anti-hipertensivos.
Por ser um problema crônico, a doença deve ser tratada com medicamentos capazes de controlar efetivamente a pressão sangüínea
Estatisticamente, filhos de pais hipertensos têm mais chances de desenvolver a doença, sendo, portanto, um grupo que precisa permanecer sempre sob vigilância. O excesso de peso também se relaciona com o aumento da pressão arterial, assim como o abuso no uso do sal.
Nos idosos, o problema é agravado pela aterosclerose, que, ao endurecer as paredes dos vasos arteriais, reduz a capacidade de acomodação do sangue e acaba por determinar o aumento na pressão.
Apesar de poder afetar uma pessoa sem que ela saiba da sua existência, há, contudo, várias pistas, que podem ajudar no seu diagnóstico. Dor de cabeça na nuca, principalmente, ao acordar, visão de pontos luminosos e história de sangramento nasal sugerem a existência de pressão alta.
A recomendação para se procurar a orientação de um médico parece óbvia, mas não encontra eco na população adulta, que teima em continuar desconhecendo ou desvalorizando o controle da hipertensão, colocando em risco sua vida.

Vale lembrar:

* Hipertensão arterial ou pressão alta não tem cura, mas tem controle


* O tratamento deve ser realizado por toda a vida

* A terapêutica adequada prolonga a vida e melhora a qualidade de vida

* Pessoas com sobrepeso correm mais riscos de sofrer doenças do coração

* Fumantes apresentam maior risco de infarto

* As orientações médicas contribuem para o controle da pressão arterial

* O controle da hipertensão está em suas mãos

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário